terça-feira, 2 de julho de 2013

DIA 02

O fracasso é apenas uma consequência dos seus próprios atos. É certo que ele acompanha também uma dose de azar, mas nada que tire de você a própria culpa. Ninguém escolhe o insucesso, mas todo fracassado aceita a sua condição e passa a conviver amigavelmente com ela.
            Meu insucesso já dava sinais de sua existência na época de escola. Não era bonito nem inteligente. Não gostava de esportes e muito menos chamava A atenção das meninas. Um aluno mediano, com o uniforme meio sujo, o óculos ensebado e os tênis gastos. Não tinha amigos e também não fazia questão de tê-los, afinal eu não saberia lidar com eles.
O mais próximo que tive de um amigo ficou lá no meu primário, terceira série (hoje o quarto ano). Um menino de fora que havia acabado de chegar na cidade. Os pais dele tinham se separado e mãe sofria constantes ameaçadas do pai que não aceitava a separação. Em uma de suas bebedeiras, o pai dele invadiu o apartamento, agarrou a ex-mulher pelo braço, enfiou-a pela janela e ameaçou jogá-la do décimo sétimo andar se o casamento não fosse reatado. Tudo isso na frente do filho, que contava na época apenas 8 anos. Assustada, ela decidiu fugir.
Lógico que nos primeiros anos de convivência eu não conhecia essa história e nem teria maturidade para entendê-la. Só fiquei sabendo o motivo de sua aparição na minha cidade em uma das nossas últimas conversas. Mas desde o momento que ele entrou naquela sala de aula, e na minha vida, eu já sabia que a história dele era diferente. O medo e o assombro que ele tinha no olhar denunciavam seu passado.

Fora esse amigo, sempre levei uma vida mais ou menos, o que acabou por me conduzir ao fracasso. Hoje, olho pra trás e não reclamo, não imagino como eu seria se tivesse lutado contra a correnteza e procurado um lugar ao sol. Como disse no começo, o fracasso é apenas uma questão de aceitação. Depois que você percebe sua condição, o mais fácil é conviver com ela sem arrependimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário